Graziela Andrade

DAMA COMENDADORA ACADÊMICA GRAZIELA ANDRADE

FUNDADORA E DIRETORA
Antes que eu soubesse que Arte se denominava como Arte, ela já estava presente em minha vida. A necessidade de expressar meus sentimentos tornava as paredes de minha casa extremamente coloridas e cheias de vida, pois para uma criança que não possui tela, qualquer canto é um potencial ponto de expressão. Aos 08 (oito) anos de idade, ao observar um amigo joalheiro de minha mãe começou a germinar meu amor pelas joias, não sei se foi o reflexo das pedras preciosas, mas meus olhos começaram a brilhar vendo toda aquela arte e destreza.
Por não existir um curso de joalheria para crianças, ainda pequena, para trazer esse sonho para mais perto da minha realidade, recorri a arames e miçangas retirada das roupas de minha mãe, realizando pequenas peças, isso manteve meu desejo pela joalheria aceso. Me motivando ainda mais a correr atrás do meu mais novo sonho, de ser uma joalheira.
Até meus 18 (dezoito) anos estudei nos Estados Unidos, onde pude enriquecer meu repertório cultural e artístico. Não sou de limitar, mas meu coração sabia que meu cantinho no mundo era no Brasil, e voltei para cá onde estudei joalheria com mestres renomados, já que agora possuía idade para me aperfeiçoar na área.
Nunca obedeci a regras, sempre acreditei na livre expressão artística e potencial individual de cada pessoa. E após apenas 06 (seis) meses de joalheria eu já estava comercializando minhas peças. E o melhor, me destacando pelo meu talento e aquilo que amo, despertando ainda mais meu lado empreendedor. E com isso, em 1998, surgiu o Abba Shmuck, meu ateliê pessoal onde até hoje desenvolvo e crio, muitas vezes em sigilo, peças para empresas, autoridades e celebridades.
Conheci cerca de 50 países, pesquisando e estudando a arte em museus, galerias, personalidades e artistas conhecidos, tanto da joalheria como artistas em geral, sempre buscando a essência dos criadores. E durante esse período pude notar que em sua grande maioria os artistas fogem dos padrões, tanto sociais quanto de trabalho, almejando inovar sempre. Características que visualizava em mim.
Em 2000 iniciei minha licenciatura em Artes Plásticas na UDLAP – Universidad de las Americas Puebla, México, onde, em um laboratório criativo, criei diversas obras, como: joias, esculturas, telas, entre outros. Com isso tive a oportunidade de aprimorar e desenvolver diversas técnicas, tudo isso enquanto estava em imersão em um país fascinante e rico culturalmente como o México.
Logo após chegar ao Brasil, em 2005, iniciei um laboratório com meus filhos e seus amigos com o objetivo de introduzir meu sonho na prática, criar uma escola de joalheria para crianças, e durante 10 (dez) anos aprendi com os pequenos a como ensinar e a preparar um espaço seguro e envolto por criatividade e alegria.
Em 2016 me senti pronta para trazer o Abba à vida. E na garagem de minha antiga casa, em Interlagos, nasceu o Abba Garage, onde coloquei na prática minha nova proposta ao mundo: resgatar valores de vida nas futuras gerações por meio da arte da joalheria, sendo a primeira escola do mundo a se dedicar ao ensino de joalheria de bancada a crianças, assim, mesclando gerações em turmas com crianças a partir de 10 (dez) anos até +60 (sessenta).
O ateliê é preparado com todos os equipamentos de primeira geração e profissionais treinados, utilizando um método desenvolvido através do meu ensino, estudos e vivências de todos esses anos, se baseando sempre na vida e livros de grandes mestres, onde cada aluno, além de aprender a manusear inúmeras pedras preciosas e metais nobres, também desenvolve a criatividade, coordenação motora, concentração, foco, ética e demais habilidade imprescindíveis que beneficiam para seu crescimento pessoal e profissional, além de colaborar com a superação individual, desenvolvendo assim, oportunidade de um futuro no qual a liberdade artística e valores humanos façam parte do cotidiano da nova geração.
E quando algo é feito com amor, o reconhecimento é consequência. Em 2016 tive a honra de receber um convite mais que especial: apresentar esse sonho que é o Abba em minha vida, na mais importante feira de joalheria da América Latina, Tecno Gold, sendo uma das primeiras escolas de joalheria a expor no evento, e, permitindo assim a entrada de crianças na feira pela primeira vez em 20 anos de história, ainda em 2016 recebi com grande emoção o Título de Comendadora pela Soberana Ordem de Cristóvão Colombo através da ALACH – Academia Latino-Americana de Ciências Humanas. Já nesse ano de 2017, recebi outras homenagens que alegraram meu coração, começando pelo Mérito Empresarial da ABRASCI -Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, seguindo com a Medalha Mulheres de Honra (mais conhecida por Medalha Homens de Honra), sendo a primeira mulher a conquistar esse mérito. E, recentemente, um dos momentos mais marcantes de minha vida, foi receber da ALACH – Academia Latino-Americana de Ciências Humanas, a posse da Cadeira de Número IX, me tornando Acadêmica Dama Comendadora Graziela Andrade na condição de Imortal pela Nobre Academia, que possui 382 anos, fundada por Cristóvão Colombo.
Além da nossa vivência diária o mais importante é se manter em constante evolução e crescimento. E esse é um dos meus principais objetivos de vida, viver em contínuo aprendizado. Pois como dito por Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”.